Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA

Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA
O Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA foi fundado em 02 de fevereiro de 2000 em Salvador – Ba pelos Mestres Marcelo Apollones (Macaco) e José Antonio (Zézo), respectivamente com nível superior em Contabilidade (UFBA) e Educação Física (UCSal). Com um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a mais de 10 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura

Capoeira São Salvador - Sobral

A sede da filial do Centro Cultural de Capoeira São Salvador – CAPOEIRA SSA em Sobral foi fundada em 20 de outubro de 2005 pelo professor Antônio José Lourenço Silva ( Professor Bob ) que desenvolve um trabalho de ensino e divulgação da capoeira a 14 anos. O CAPOEIRA SSA tem uma filosofia onde a capoeira é trabalhada como veiculo para educação, através de uma proposta fundamentada na cultura brasileira. Procuramos preservar as tradições, estimular a pesquisa de assuntos relacionados a capoeira e areas afins, como também a evolução de sua eficiência como luta-esporte-cultura.
Atualmente o CAPOEIRA SSA em Sobral conta com muitos praticantes, desenvolvemos trabalhos em Projetos Sociais, escolas, ginásios, associações. O Grupo está presente na sede e no interior do município.
Recentemente foi inaugurada uma nova sede do Grupo na cidade de Ipueiras que é coordenada pelo Aluno Ivan.
Rodas semanais:
Em Sobral
CRAS Mimi Marinho – aos sábados às 17:00hs.
Em Ipueiras
Ginásio Coberto Arimatéia Catunda – aos sábados às 18:00hs

Contatos:
Professor Bob
Cel. (88) 8803 7134
E-mail: bobcccssa@hotmail.com

contramestre.bob.ssa@gmail.com
bobcapcccssa@yahoo.com.br

Antônio José Lourenço Silva Prof. Bob

Antônio José Lourenço Silva  Prof. Bob
Iniciei na capoeira em março de 1986 em Sobral-CE e desde então pratico essa arte a que mim dedico diariamente. Desde 1994 desenvolvo trabalhos relacionados à capoeira ministrando aulas em associações, escolas, academias e até em praças. Atualmente mim dedica ao trabalho com crianças e adolescentes de Projetos Sociais e escolas públicas do município, meu trabalho está direcionado à pesquisa e prática da capoeira ressaltando a importância dessa arte como veículo de educação e transformação social que promove o crescimento integral de seus praticantes.
Instrumentos
Os principais instrumentos da capoeira são berimbau, atabaque e o pandeiro. Podendo também fazer parte do ritmo o agogô e o reco-reco. Quanto a sua distribuição e quantidade na roda é muito relativo, pois vai de grupo para grupo. Porém se deve atentar para que o berimbau (instrumento que comanda a roda) sempre seja ouvido alto e claro, logo numa roda fica meio incoerente se usar dois atabaques ou três pandeiros, pois isso iria abafar o som do berimbau.
Um bom ritimo seria : Três berimbaus – um Gunga ou Berra boi, um Médio e um Viola.Um atabaque. Um ou dois pandeiros.
É sempre bom lembrar que a capoeira Regional possui uma tradição quanto aos instrumentos e seus toques. Na regional se usa apenas berimbau e pandeiro. Por exemplo o toque de São Bento Grande de Regional deve ser tocado com dois pandeiros e um berimbau ao centro, já a Iuna é tocada apenas com um berimbau.
Na Angola normalmente o ritmo é formado pelos berimbaus gunga, médio e viola, atabaque, dois pandeiros, agogô e reco-reco. Onde o gunga toca angola, o médio toca são bento pequeno e a viola repica. Não sendo uma regra, apenas uma forma.
  • Berimbau
  • Atabaque
  • Pandeiro
  • Agogô
  • Reco-reco

Nenhum comentário: